Saúde

05/05/2018 10:12 Eliza Gund/FlorestaNet

UCT precisa de doadores para repor estoque de sangue em Alta Floresta

A coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de sangue em Alta Floresta, a biomédica Taís Tavares, reforçou o chamamento dos doadores de sangue no município, a fim de mobilizar homens e mulheres a comparecerem e demonstrarem solidariedade.

De acordo com a instituição, os doadores, de qualquer grupo sanguíneo, podem comparecer à sede da UCT, que está localizada ao lado do Hospital regional Albert Sabin. A doação pode ser feita no horário das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

“A gente realmente está precisando de doadores, porque a nossa situação é muito instável, ao mesmo tempo que a gente tem muitas bolsas, ocorrem várias transfusões no hospital e o nosso estoque baixa, foi o que aconteceu por estes dias, então a gente precisa de todas as tipagens sanguíneas e a gente conta com a colaboração da população porque realmente o nosso estoque está baixo. No momentos a gente precisa de todas as tipagens, mas assim, o “O” negativo, que é doador universal, e o “O” positivo que doa para todos os outros positivos, então especificamente estes dois, mas todas as outras tipagens são bem vindas”, apontou Tavares.

Requisitos

Para quem tem interesse em doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos, com a saúde em dia e peso igual ou superior a 52 quilos.

Na véspera, o doador deve ter tido uma boa noite de sono e é recomendado que tenha evitado alimentos muito gordurosos. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas até 12 horas antes e cigarros também têm restrições. Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável e a doação deve ser autorizada pelo mesmo.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo