Saúde

26/04/2018 08:58 www.saude.mt.gov.br

Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta capacita técnico sobre vacina BCG

Os profissionais das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Carlinda, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, do serviço de maternidade do Hospital Regional Albert Sabin e do Serviço de Atenção Especializada de Alta Floresta, receberam capacitação sobre a vacina BCG, realizada pelos servidores do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta. No total foram capacitados 32 profissionais de saúde municipais, em 06 turmas, neste mês de abril.

 

A atividade de educação em saúde foi desenvolvida por enfermeiras habilitadas e contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, e em especial a de Paranaíta que adquiriu dois braços artificiais e quatro peles artificiais, e da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta e do Hospital Regional Albert Sabin, que disponibilizaram o campo para aula prática. “Para que houvesse prática suficiente em adultos, antes de vacinar os recém-nascidos, foi realizada uma medida terapêutica (quimioprofilaxia) com o uso de um antibiótico bactericida (rifampicina) e a vacina BCG  -  projeto PEP hanseníase – Brasil, para os servidores da Secretaria de Segurança Pública, principalmente aos que trabalham em cadeia e delegacia pública, para os servidores da Secretaria de Educação, especialmente aos que trabalham em escolas e que possuem índice de Hanseníase em professores, para os trabalhadores do Hospital Regional, bem como para os servidores que executam o Programa de Saúde da Família em Alta Floresta”, explicou a diretora do ERSAF, Sônia Vanice Marques.

 

 O curso que é autorizado pela Escola de Saúde Pública do Estado foi coordenado pelo Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta, com financiamento do CIES Alta Tapajós, parcerias com o Hospital Regional de Saúde Albert Sabin, Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta e Secretaria de Segurança (Cadeia Pública de AF).

 

A capacitação contou com o conhecimento das instrutoras e enfermeiras Márcia Regina de Oliveira e Fernanda Santos, com o apoio logístico do Escritório Regional de Saúde de Alta Floresta. O curso foi planejado e executado em conjunto com a área da atenção integral, com a contribuição técnica da enfermeira Miriam G. F Melo e da estagiária Adriana  Dourado.

 

O curso recebeu avaliação positiva para os discentes e gerou um documento para os gestores municipais,  o que irá contribuir para melhorar o planejamento das  ações de imunização que  impactem com resultados positivos na cobertura  vacinal em médio prazo.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo