Saúde

26/03/2018 06:06 Eliza Gund/FlorestaNet

Alta Floresta: Vacina pentavalente está em falta em postos de saúde do Estado

A vacina pentavalente, que está no calendário vacinal obrigatório dos bebês, está em falta em várias cidades de Mato Grosso pelo sistema público de saúde. Ela imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Nas unidades de saúde em Alta Floresta a situação não é diferente, há previsão de chegada de maiores doses no mês de abril.

Após algumas reclamações de pais, o site FlorestaNet entrou em contato com a gerente de Vigilância Epidemiológica do município, Fernanda Santos, que explicou que a quantidade de doses repassadas vem diminuindo desde o final do ano. “A vacina não é comprada pelo município, ela é fornecida pelo Governo Federal e da mesma forma que o resto do país sofre com a irregularidade dos repasses dos imunobiológicos, aqui não é diferente, nós acreditamos que dentro do próximos mês isso seja regularizado”, apontou Santos.

A última distribuição foi feita no final do ano de 2017, conforme a gerente, em janeiro conseguiu-se manter a demanda, no início de março mais uma remessa de vacinas foi recebida pelo município, no entanto, poucas doses. “Nós recebemos a vacina esta semana e não conseguimos disponibilizar ao menos 20 doses por PSF”, apontou Fernanda frisando que em reunião com as salas de vacinação uma estratégia foi montada, “então a orientação, segundo nós entramos em consenso junto aos enfermeiros das unidades básicas, é que do mês passado nós pegássemos as crianças não imunizadas e fizéssemos a dose, porque são as que estão desprotegidas, e as demais ficariam em uma lista de espera e de acordo com o recebimento, e o Programa Nacional de Imunização refere a estar regularizando nos próximos meses”.

Os pais que procuram as salas de vacina estão sendo orientados a deixar os nomes e números de telefones para que, tão logo cheguem as vacinas, as crianças recebam os reforços. A vacina deve ser aplicada nos bebês em três doses: uma aos dois meses, depois aos quatro e depois aos seis.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo