Saúde

19/01/2018 09:08 Eliza Gund/FlorestaNet

Saúde: Pagamento da folha em Alta Floresta deverá ser concluído até o dia 20, Sispumaf emite Nota de Repúdio

Atrasos na folha de pagamento dos servidores da saúde pública municipal de Alta Floresta têm provocado reclamações e questionamentos. A forma como a problemática é tratada é explicada pelo secretário municipal, Adonis Pacheco Sampaio, que falou ao FlorestaNet sobre as dificuldades de arrecadação e atrasos nos repasses do Governo Estadual. Mesmo diante as dificuldades, com os repasses que são feitos em blocos, o secretário acredita que no início da próxima semana a folha seja paga na totalidade.

Segundo Sampaio o pagamento de parte da folha, dos funcionários efetivos, já foi feito, o pagamento dos agentes comunitários foi depositado na última quarta-feira (17). “Existe uma dificuldade muito grande com a questão da queda da arrecadação, e aí nós dependemos também do repasse do Governo do Estado que não chegou, dependemos do Fundo de Participação dos Municípios e dependemos também do ICMS, são questões que dificultam mesmo o pagamento da folha”, apontou Sampaio.

O secretário destaca que os recebimentos de repasses são feitos por blocos, exemplificando como ‘Bloco da Atenção Básica’, ‘Bloco da Média e Alta Complexidade’, entre outros blocos, e que conforme entra a verba, os salários são pagos “Então são feitos por blocos e a gente conforme vai tendo recurso nos blocos, faz o pagamento. Se esperar arrecadar todos os recursos de todos os blocos, na verdade a folha só poderia ser concluída até o dia 20, 25, então a gente faz uma coisa que achamos mais coerente, os blocos que tem recurso nós fazemos o pagamento”.

Sampaio conclui frisando que espera conseguir quitar a folha até o dia 20, para que na próxima semana todos funcionários estejam com seus pagamentos na conta. “Somos sensíveis a questão dos servidores que tem que receber os salários em dias, mas o trabalho aqui na secretaria esta sendo feito, tanto é que, com o recurso mesmo da secretaria, a gente já pagou quase 70% da folha, existe aí um valor de R$ 300 mil que é a cargo do município, mas nós estamos batalhando para que isso até o dia 20 seja concluído o pagamento da folha, não é certeza, mas a gente recebe arrecadação dia 20, então vamos tentar com todo esforço concluir o pagamento da folha”.

Do outro lado

Na manhã desta quinta-feira (18), o Sindicato dos Servidores Públicos de Alta Floresta (Sispumaf), emitiu uma Nota Pública de Repúdio à Administração Pública Municipal de Alta Floresta, com referência aos atrasos salariais dos servidores da saúde.

Um trecho da nota diz “É inaceitável que a administração Municipal, através da secretaria de Saúde do Município após firmado compromisso no ano de 2017 de regularizar a situação dos atrasos salariais, inicie o ano de 2018 com a mesma problemática.” A Nota Pública de Repúdio é assinada pelo presidente do Sispumaf, Rogério Francisco da Silva, e pelo Diretor Edimar Silva.


Veja também sobre Nota Pública de Repúdio

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo