Saúde

18/01/2018 09:36 Eliza Gund/FlorestaNet

Secretário de saúde de Alta Floresta afirma que todos PSFs estão com atendimento médico

A falta de médicos nas Unidades de Saúde do município de Alta Floresta tem gerado inúmeras reclamações, e preocupação, por parte dos usuários da saúde pública que dependem deste tipo de serviço. A reportagem do site FlorestaNet procurou o secretário de saúde, Adonis Pacheco Sampaio, que falou sobre as providências tomadas neste caso.

“Hoje a gente conseguiu que todos os Postos de Saúde tenham médico, alguma outra ocorrência com relação a atestado de saúde, mas o normal é que todos os PSFs tenham médico”, apontou o secretário de saúde do município.

Indagado sobre a reclamação de pacientes, de diversos setores, de não receberem atendimento por falta do profissional na unidade, Sampaio diz, “Na verdade, na semana passada houve muito isso, porque existiam médicos com atestado médico, então houveram algumas questões sobre essa situação, mas hoje, normalmente, todas as nossas unidades têm médico, as que não tiverem, eles são referenciados (encaminhados) à outras unidades que têm”.

Sobre o encaminhamento, o secretário explica como dever ser feito. “É obrigação dos nossos enfermeiros que coordenam as unidades, que eles referenciem para a unidade onde tiver médico, e nos casos de classificação de risco, então de acordo com a classificação de risco, eles são encaminhados para o Hospital Regional, aí os casos mais graves, como acidentes, são referenciados pelos Bombeiros. O que o município faz, é o que é da atenção básica mesmo, a febre, a dor de cabeça, ou outra coisa com relação ao que é normal nos nossos PSFs. Casos mais graves a gente referencia e encaminha ao Hospital Regional”, pontuou Sampaio frisando que todos os enfermeiros receberam treinamento junto ao Hospital Regional para fazer a classificação de risco.

Sampaio falou também sobre o Pronto Atendimento (PA) no município, que passou a atender no PSF Santa Bárbara, aos fundas da Praça Cívica, região central do município. “Nós temos hoje o nosso Pronto Atendimento funcionando a partir das 17 horas, até às 23 horas, sábado e domingo não está funcionando ainda, isso com o decorrer nós vamos adaptar essa situação, mas hoje, sábado e domingo está por conta do Hospital Regional”.

Anunciado pela diretora de saúde, Roberta Cordeiro, que os aprovados no teste seletivo seriam chamados no dia 15 de janeiro, o secretário afirma ainda fará o chamamento. “Estamos esperando a conclusão do teste seletivo, os médicos estão hoje com o aditivo contratual para que o atendimento não cessasse, então eles estão com aditivo contratual, os odontólogos a gente não conseguiu o aditivo contratual, mas estamos esperando a homologação e a conclusão de todas as fases do teste seletivo”, pontuou Sampaio.

Leia mais em

Atendimento na saúde pública de Alta Floresta normaliza na segunda quinzena de janeiro

 


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo