Saúde

12/12/2017 10:53 g1.globo.com

Com mais de 100 pacientes internados no corredor, PS de Cuiabá faz mutirão para tentar diminuir superlotação

Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC) realiza nesse fim de semana mais um mutirão de cirurgias ortopédicas a fim de tentar diminuir a superlotação na unidade, que atualmente conta com 111 pacientes internados no corredor, entre a a sala de sutura e a sala vermelha. De acordo com a diretora do hospital, Zamara Brandão, as cirurgias tiveram início na sexta-feira (8).

A expextativa da equipe médica do PS de Cuiabá é realizar 15 cirurgias de média e alta complexidade por dia, atendendo, assim, a pacientes que estão há muito tempo internados na unidade à espera do procedimento. Para realizar o mutirão, os médicos ocupam três salas do centro cirúrgico.

De acordo com a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, os mutirões devem continuar ocorrendo em finais de semana agendados até que o problema da superlotação da unidade seja resolvido.

 

Mutirão

O Pronto Socorro de Cuiabá possui 271 leitos e, quando da realização do primeiro mutirão, tinha 346 pacientes hospitalizados, ou seja, a unidade estava atuando com 60% acima da sua capacidade normal. Durante a primeira edição do mutirão, foram realizadas 60 cirurgias ortopédicas.

Um levantamento prévio da prefeitura apontou que a maioria dos pacientes que aguardava cirurgia nos corredores procura tratamento de ortopedia, sendo que 60% eram do interior e apenas 40% de Cuiabá.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo