Saúde

Saúde 27/10/2017 17:18 Ascom

Protocolo de atenção básica está sendo implantado na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Alta Floresta dá um passo importante e sai na frente como o primeiro município do Estado de Mato Grosso a implantar nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família o Protocolo de Risco Cardiovascular e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RCDCNT). A nova medida é um avanço para a saúde do município e leva em consideração a Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o Exercício Profissional de Enfermagem e a Política Nacional de Atenção Básica, que é regulamentada pela Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017.

O protocolo de atenção básica está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e foi apresentado para os médicos, enfermeiros e dentistas durante capacitação realizada na manhã de quarta-feira (25), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alta Floresta (SISPUMAF).

O secretário municipal de Saúde, Adônis Pacheco Sampaio, considerou importante a parceria com o Hospital Sírio-libanês para que Alta Floresta, como piloto, possa disseminar esse protocolo em toda a região, com a melhoria do atendimento mais humanizado, mais qualificado, com um atendimento mais efetivo para a população melhorando inclusive o atendimento da atenção farmacêutica.

“É muito importante para o município de Alta Floresta ser o piloto desse protocolo das doenças cardiovasculares e da diabete, porque sabemos que o maior índice de óbitos está dentro desse quadro de risco da nossa população e é uma intenção mesmo fazer um convencimento para que a população possa utilizar os medicamentos e as terapias adequadas dentro da atenção básica para que a gente possa fazer com que esse desequilíbrio da atenção básica, com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), possa melhorar a aplicação dos recursos”, frisou o secretário.

A aplicação do protocolo passa por um cronograma de normatização onde todas as equipes serão capacitadas pelo núcleo de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde. “Temos um cronograma de normatização do protocolo, com a divulgação dele dentro das unidades e o envolvimento dos nossos profissionais e aí entra o importante papel da educação permanente, que é fazer os treinamentos desde às nossas recepcionistas, aos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, e para os profissionais médicos e enfermeiros, para que a gente possa fazer com que o protocolo se fixe como uma atenção primordial para o município”, explicou o Secretário de Saúde.

De acordo com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação do Protocolo de Risco Cardiovascular e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RCDCNT) seguirá uma escala de capacitação das equipes, com início no dia 10 de novembro e encerramento no dia 15 de dezembro. Durante a capacitação, que ocorrerá sempre no período vespertino das 13:00 às 17:00 horas, com no máximo três equipes, não haverá atendimento nas unidades.

Confira a escala de implantação do protocolo:

 

UNIDADES DE SAÚDE

DATA

HORÁRIO

EQUIPE RESPONSÁVEL

USF II CIDADE BELA

USF IX BOM JESUS

USF XII CIDADE ALTA II

10 DE NOVEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Camila Sala

Drª Ariana

Enf. Emiliana

Adauto

USF I VILA NOVA

USF III PANORAMA

 

 

17 DE NOVEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Letícia Souza

Enf. Cristina

Enf. Fábio

Adauto

USF VIII BOA ESPERANÇA

USF XIII ANA NERI

UBS PRIMAVERA

24 DE NOVEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Letícia Souza

Enf. Cristina

Enf. Fábio

USF V CIDADE ALTA

USF XIV SANTA BÁRBARA

UBS ARARAS

01 DE DEZEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Camila Sala

Drª Ariana

Enf. Emiliana

Adauto

USF IV SANTA RITA DE CÁSSIA

USF VI BOA NOVA

USF XV ÉLIDA ROCHA BORGES

08 DE DEZEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Letícia Souza

Enf. Cristina

Enf. Fábio

Adauto

USF XI UNIVERSITÁRIO

USF X SÃO JOSÉ OPERÁRIO

USF VII RURAL

15 DE DEZEMBRO

13:00H ÀS 17:00H

Enf. Camila Sala

Drª Ariana

Enf. Emiliana

Adauto

 


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo