Saúde

Saúde 13/07/2017 07:05 Carlos Martins | SES-MT

SES organiza encontro com escritórios regionais para discutir ações e o plano de trabalho para 2018

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou ontem (12), em Cuiabá, uma reunião de condução estratégica com a presença de diretores e servidores dos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso. Na reunião com os escritórios, realizada mensalmente, os servidores relatam as ações desenvolvidas em suas regiões e também apontam as dificuldades enfrentadas e as soluções que serão debatidas em oficinas que incluem também o início da formulação do plano de trabalho para 2018.

Desta vez, o encontro, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, foi ampliado e reuniu, além de secretários adjuntos, diretores, gerentes, superintendentes e coordenadores de vários órgãos, como da Regulação, Controle e Avaliação, Gestão de Pessoas, Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde, Assistência Farmacêutica, Hemocentro, Cridac, Cermac, e também representantes da CIB (Comissão Intergestora Bipartite) e do CES (Conselho Estadual de Saúde).

Na abertura, a assessora especial do Gabinete Maria José Vieira da Silva e a superintendente de Gestão Regional, Eneida Vandoni, deram às boas-vindas aos presentes. Os representantes dos escritórios fizeram um relato das atividades desenvolvidas em suas regiões e quais são as questões mais urgentes a serem tratadas. O diretor Gilberto Roque Geremia, do escritório de Rondonópolis, que abrange 19 municípios com uma população de 500 mil pessoas, disse que sua equipe foi uma das primeiras a fazer a capacitação do Sisreg (Sistema de Regulação) e já está pronta para operacionalizar o sistema.

Na parte da tarde, a secretária Executiva de Saúde, Fátima Ticianel, falou sobre o Decreto 1.073/2017 publicado no último dia 28 de junho que estabeleceu um prazo de 180 dias para que o Estado retome a administração direta dos hospitais regionais de Alta Floresta, Colíder, Sorriso e o Metropolitano de Várzea Grande, que estão sob ocupação temporária.

Outro ponto abordado foi à intensificação do trabalho dos escritórios regionais junto às Secretarias Municipais de Saúde, cujos titulares assumiram os cargos neste ano, para que avancem no cumprimento das metas e indicadores constantes no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), que está em andamento desde 2013. Na medida em que as metas forem cumpridas, aumentam também os recursos repassados para os municípios por parte do Ministério da Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, o “PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros”. Os compromissos e responsabilidades são assumidos pelas três esferas de governo expressas em metas estabelecidas: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de ações que garantam a consecução dessas metas.

Nesta quinta (13), o encontro irá incluir ações de planejamento das unidades com oficinas do PTA (Plano de Trabalho Anual) da Superintendência de Gestão Regional para 2018.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo