Saúde

Saúde 05/06/2017 16:13 Secom/MT

Em Mato Grosso, vacinação contra a gripe vai até sexta-feira apenas para os grupos de risco

Embora na última sexta-feira (02) o Ministério da Saúde tenha liberado para todas as pessoas a vacinação contra a gripe a partir desta segunda-feira (05), o Estado de Mato Grosso irá manter o calendário de vacinação para os grupos de risco até a próxima sexta-feira, dia 9 de junho. Assim como vários outros Estados, a cobertura vacinal para estes grupos ainda é baixa e não atingiu o índice satisfatório de 90%.

Nesta segunda-feira (05), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica enviou um memorando para os diretores dos 16 Escritórios Regionais de Saúde orientando que a campanha continue até o dia 9 com o público alvo – crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade.

“Mato Grosso é o quarto Estado com a menor cobertura no País. O Ministério da Saúde já havia decidido pela prorrogação até o dia 9 para os grupos de risco, por isso vamos manter essa prioridade. Nesta semana vamos organizar a logística para que a partir da próxima segunda-feira, dia 12, a vacinação seja estendida para as outras pessoas”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria de Lourdes Girardi.

Mato Grosso recebeu 858 mil doses da vacina do Minsitério da Saúde. Até a última sexta-feira, o Estado havia vacinado 465.400 pessoas do público alvo, totalizando 68,6% de cobertura vacinal, bem abaixo da preconizada que é vacinar 90% do público alvo. A recomendação da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica é que compareçam às unidades de saúde até esta sexta-feira (09) apenas o público alvo da campanha.

A ampliação da oferta da vacina da gripe para os demais grupos acontecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 12, sendo que somente o quantitativo residual estará disponível para vacinação, não correndo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo