Saúde

Saúde 01/06/2017 09:23 Ascom/Prefeitura

No Dia Mundial sem Tabaco secretaria de saúde anuncia retomada do Programa de Combate ao Tabagismo

A Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está retomando as atividades do Programa de Combate ao Tabagismo. O anúncio foi feito pelo coordenador do projeto neste dia 31 de maio, que é a data lembrada como o 'dia Mundial sem Tabaco'. Inicialmente oito grupos, na Zona Rural e Urbana, serão atendidos.

Conforme o coordenador do projeto, Claudiomiro Vieira, nesta primeira etapa 80 pessoas, pré-cadastradas, serão atendidas pelo programa. A medicação já está disponível e passa a ser distribuída nas unidades de saúde neste dia 01 de junho, quando os pacientes cadastrados serão contatados para que iniciem o tratamento.

"O objetivo do programa é subsidiar essas pessoas para que elas consigam sair dessa dependência", destacou Vieira frisando que o tratamento se inicia com consulta e avaliação médica, o uso de adesivos de nicotina e em casos mais complexos a medicação oral é aplicada. Os pacientes também têm acesso à nutricionista e acompanhamento psicológico, são três meses de tratamento. O programa já existe há 04 anos no município.

"Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nós temos hoje em torno de 13 mil óbitos em virtude das consequências do tabagismo, ou seja, do cigarro, algo aí em torno de 09 mortes por minuto. É um número assustador, dentro destas mortes podemos colocar como principais consequências o câncer de pulmão, 90% hoje dos casos de câncer de pulmão no mundo são em consequência da química do cigarro", apontou Vieira.

O programa de Combate ao Tabagismo se estende também às escolas, com palestras orientativas e preventivas, atendendo todas as faixas etárias à partir de sete anos.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo