Policia

24/05/2018 08:21 Eliza Gund/FlorestaNet

Alta Floresta: 9ª Risp apresenta redução nos índices de roubo e homicídio no 1º quadrimestre

A 9ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) de Alta Floresta apresentou na tarde desta quarta-feira (23) os números relacionados aos índices dos crimes de roubo e homicídio no primeiro quadrimestre de 2018. Com as metas alcançadas na grande maioria dos municípios que envolvem a região, houve uma redução de 50% nos crimes de roubo e de 33% nos crimes de homicídio.

“Nós conseguimos alcançar neste primeiro quadrimestre, a redução dos roubos na regional de Alta Floresta, e redução dos homicídios, e quando eu falo destes dados, eu falo da regional inteira. Os dados da cidade de Alta Floresta são até melhores”, apontou o delegado regional Rodrigo Bastos.

Operações realizadas com frequência por parte das forças de segurança garantem essa redução dos índices, motivo de comemoração. “Isso aí com certeza é fruto do trabalho das polícias, a Polícia Militar, Policia Civil, do Judiciário também, que vem atuando firmemente enfrentado a violência. E são dados para se comemorar, porque foi a maior redução de roubos dos polos que compõe o estado de Mato Grosso, então são dados muito positivos que demonstram que a gente está no caminho certo no combate à criminalidade”, concluiu Bastos.

“Nós vemos que a política tem sido extremamente exitosa como o Doutor Rodrigo já havia frisado, eu sempre digo que não se faz polícia sozinho, existe um grande trabalho da Polícia Militar, do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos órgãos que compõe a segurança pública, especificamente em Alta Floresta, na área de homicídios, nós tivemos redução de 67% e na área de roubo tivemos 66% de redução, ou seja, é o maior número de redução em todas as cidades do estado, vemos uma cidade que tem uma capacidade de movimentação de pessoas por causa das cidades circunvizinhas, e isso nos deixa muito feliz por causa desse trabalho que vem sendo estabelecido, é para se comemorar, são números extremamente significativos, e assim, o trabalho é intensivo, não existe a utopia de acabar com a criminalidade, mas esses números expressivos refletem que a integração entre a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos da cidade, Conselho Tutelar e principalmente todos os atores sociais como a imprensa, unidos, demos uma resposta exitosa à sociedade na diminuição da criminalidade e violência principalmente na região que compõe as cidades da regional de Alta Floresta”, declarou o delegado Carlos Francisco de Moraes, responsável pelo Grupo Armado de resposta Rápida (Garra).

Para a delegada titular da Delegacia Municipal, Ana Paula Revelles Carvalho, “Foi uma junção de forças mesmo, dos setores de segurança pública, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil intensificaram seus trabalhos nestes últimos meses, no final do ano passado, início deste ano, nós fizemos uma grande operação aqui na cidade focada contra organizações criminosas que fomentavam vários crimes aqui na cidade, sobretudo o tráfico de drogas, crimes patrimoniais, principalmente roubos mediante utilização de armas de fogo, então nós focamos neste trabalho, um trabalho bastante sigiloso, bem complexo e que envolveu várias equipes, inclusive o nosso núcleo de inteligência, e nós conseguimos um trabalho bem exitoso com prisões, sete presos, alguns mandatos em aberto ainda que estamos buscando cumprimento e pessoas que fomentavam realmente crimes de maior gravidade aqui na cidade. Junto a isso, feito o trabalho intensivo da Polícia Militar, preventivo, que resultou em várias prisões, algumas prisões foram feitas ao longo desse tempo também pelos investigadores de polícia e tudo isso resultou nessa queda da criminalidade e violência, que é muito importante pra sociedade que tem uma sensação maior de segurança”, destacou frisando os trabalhos focados no combate a roubos em residências.

A 9ª Risp corresponde à oito municípios. Entre janeiro e abril de 2018 foi registrado o índice de homicídio:

  • Alta Floresta com redução de 67%;
  • Apiacás com aumento de 200%;
  • Carlinda com redução de 100%;
  • Colíder com aumento de 33%;
  • Nova Bandeirantes se manteve com o mesmo índice (0%) de registro;
  • Nova Canaã do Norte com redução de 100%;
  • Nova Monte Verde com aumento de 100%;
  • Paranaíta com redução de 100%.

Entre janeiro e abril de 2018 foi registrado o índice de roubo:

  • Alta Floresta com redução de 66%;
  • Apiacás com aumento de 100%;
  • Carlinda com redução de 33%;
  • Colíder com redução de 22%;
  • Nova Bandeirantes aumento de 17%;
  • Nova Canaã do Norte com redução de 82%;
  • Nova Monte Verde com aumento de 100%;
  • Paranaíta com redução de 50%.

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo