Mato Grosso

Agronegócio 09/09/2017 09:17

Mato Grosso comercializa 38% da safra de milho em leilões da Conab

As operações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoiaram a comercialização de 11,892 milhões de toneladas de milho de Mato Grosso até 18 de agosto. O volume corresponde a cerca de 38% do total da safra de 2016/2017, que alcançou 31,229 milhões (t) segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Esta quantidade foi engrossada com os últimos leilões, que esta semana contou com duas operações com a venda de 359,6 mil (t). Por meio do Prêmio para o Escoamento de Produção (PEP) foi arrematado prêmio para 72 mil (t). Já o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) negociou 287,6 mil (t) do Estado. O escoamento promoveu a negociação de 390,1 mil toneladas do produto da região Centro-Oeste, que corresponderam a R$ 16,7 milhões, sendo 91,96% provenientes de Mato Grosso.
Para o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Elso Pozzobon, os prêmios têm ajudado a escoar a superprodução do Estado e a remunerar o produtor. “O mercado interno consome apenas cerca de 3 milhões de toneladas e até agora comercializamos apenas 8 milhões/t. O que significa que ainda temos cerca de 10 milhões/t para serem escoadas”.
Pozzobon complementa que os prêmios também têm auxiliado na exportação do produto. “Têm sido essencial para não deixar o produtor na mão”, avalia. Os leilões foram autorizados pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) em abril, com o objetivo de garantir preço ao produtor de milho e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.
O valor máximo do prêmio de cada operação é calculado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), seguindo a fórmula do valor do preço mínimo menos o valor médio de mercado no Estado.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo