Geral

25/06/2018 16:06 Eliza Gund|FlorestaNet

Rodando pela Vida marcou conscientização do Junho Vermelho em Alta Floresta

A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Alta Floresta, com parceiras, realizou neste domingo (24) o evento “Rodando pela Vida” em busca de conscientizar sobre a importância da doação de sangue e em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho).

“A ideia do evento surgiu com a necessidade de divulgação da nossa unidade, eu estou na unidade ha pouco tempo e percebi que a adesão da população é muito pequena em relação à quantidade de pessoas que tem em nosso município, e nós atendemos os municípios e os municípios vizinhos e os hospitais particulares, então a intenção do evento é divulgar o nosso trabalho e que as pessoas se conscientizem quanto a importância da doação de sangue”, destacou Tais Tavares, enfermeira chefe da UCT.

A ação contou com a parceria do Moto Clube Insanos, Moto Clube Roda Presa, e Clube de Jipeiros e também Trilheiros de Alta Floresta e ciclistas, o que gerou o nome “Rodando pela Vida”. Uma pequena volta pelas principais avenidas, para chamar a atenção foi realizada, com saída e retorno à Praça da Cultura.

Na Praça um palco montado, onde pessoas que necessitaram de bolsas de sangue prestaram seus depoimentos, conforme levantamento da UCT, 941 vidas foram salvas em 2017. A apresentação do coral da Igreja Adventista marcou o evento, que contou com barracas montas onde gratuitamente estavam sendo feitos exames de tipagem sanguínea, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, e ainda orientações sobre DSTs e avaliação nutricional pelo IMC (Índice de Massa Corporal).

“O Insanos foi procurado pela Tais e pela Cremilda para a gente dar um apoio neste evento, ele seria pequeno e se tornou nesta magnitude que vemos hoje, compramos a ideia, mandamos fazer folders sobre o evento, colocamos  a nossa equipe a disposição, ajudando na questão da segurança, enfim, acho que é mais um evento que engrandece a nossa cidade e conscientiza também a necessidade da doação de sangue que tanto precisamos aqui”, destacou Fernando Catunda, integrante do Insanos Moto Clube.

Outro grupo parceiro de eventos como estes, é o grupo de Trilheiros da Floresta. “O nosso grupo é assim, a partir do momento em que existe um evento, a parte de doações e participação do nosso grupo, não viemos em peso porque alguns estão rodando fora hoje, mas não pudemos deixar de vir e participar nesta conscientização”, destacou Cristiano Givanni.

Doações e dúvidas sobre doações podem ser tiradas na sede da UCT, anexa ao Hospital Regional Albert Sabin em Alta Floresta.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo