Geral

29/03/2018 06:28

Projeto proporciona qualificação para menores infratores em MT

O titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado, e o promotor de Justiça Rogério Bravin participaram nesta terça-feira (27), da solenidade de assinatura de um termo de cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça e Senai para a qualificação de adolescentes em conflito com a lei.

Prado elogiou a iniciativa e destacou que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso também possui parcerias semelhantes com o Senai em vários municípios. Enfatizou que o índice de reincidência entre os participantes dos cursos oferecidos por meio do projeto “Formar para Socializar” é de menos de 3%. Além dos adolescentes em conflito com a lei, o projeto contempla também egressos do sistema prisional.

A parceria entre o TJ e Senai vai beneficiar adolescentes em conflito com a lei (meio aberto), pais e responsáveis legais desses adolescentes. As vagas serão destinadas para Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Nova Mutum e Sinop. Serão ofertadas 240 vagas nos cursos de técnico em logística, operador de computador, salgadeiro e montador e recuperador de computadores.

De acordo com o desembargador Rui Ramos, por meio dessa iniciativa o Judiciário busca fazer uma contraposição ao crescente índice de marginalidade existente no Brasil. “Os adolescentes em especial são arregimentados para atuações absurdamente criminosas dentro de uma perspectiva de uma evolução, um status social muito grande. Estamos trabalhando exatamente para mostrar o que é virtude na verdade, no sentido meritório, mas para aquela atividade que o Senai pode colaborar com uma preparação, um aprendizado. Queremos que eles tenham uma condição de vida honesta”, salientou o magistrado.

O presidente do Senai-MT enfatizou que a qualificação fornecida pela instituição propicia uma transformação intelectual, financeira e familiar. “Tenho certeza que essas 240 pessoas vão ter uma mudança de vida muito grande. Eles estarão preparados para uma vida nova, uma profissão com salário bom”.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo