Educação

12/09/2018 18:02 www.youtube.com

Quatro escolas de Alta Floresta atinge média histórica no IDEB

As melhores escolas públicas para o Ensino Médio em Mato Grosso não estão espalhadas por todo o território do Estado, mas concentradas em uma única região, revelam dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Levantamento feito pelo LIVRE mostra que a maioria das unidades listadas entre as 10 com melhores notas de Mato Grosso estão espalhadas por municípios do norte do Estado. Da Capital, apenas duas instituições figuram no ranking.

A constatação foi feita a partir dos dados contidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, principal avaliador do ensino brasileiro, liberado pelo Inep nesta semana. Conforme a avaliação, a melhor escola de nível médio mato-grossense é a Escola Estadual ESPSG João Sato, localizada no centro de Araputanga (440 km de Cuiabá), na região Oeste. Na mesma região há outras oito instituições no ranking. A lista conta com 33 escolas. Veja a tabela completa abaixo.

Empatada com ela está a Escola Estadual La Sale, de Rondonópolis, no sul do Estado. Ela figura na lista com a mesma nota de 4,7 registrada pelo colégio de Araputanga.

Nortão

Dos dados obtidos pelo levantamento do LIVRE, das 33 unidades de ensino, 18 estão concentradas na região norte. Pertence ao município de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) a melhor da região, a Escola Estadual Dom Bosco, que obteve nota 4,6 no Ideb. A nota é a segunda maior do ranking.

Outra instituição da região norte bem colocada foi a Escola Estadual Borkwski de Lima, que, em 4º lugar, obteve nota 4,4. O colégio fica em Nova Canaã do Norte (700 km de Cuiabá). A segunda região com melhor desempenho escolar, segundo o Ideb 2017, é a Oeste, com 9 das 33 escolas no TOP 10. Além da primeira colocada (já listada acima), a região ocupa o terceiro e quarto lugar, com as escolas estaduais 20 de Março, no município de Querência (945 km), com nota 4,7, e a Paulino Modesto, em Indiavaí (270 km), com nota 4,4.

Capital e outras regiões

Na capital mato-grossense, apenas duas escolas figuram no ranking com as dez melhores notas. Trata-se da Escola Estadual Antonio Epaminondas e a Escola Estadual Wanir Delfino Cesar. Suas notas no Ideb foram de 4,3 e 3,8, respectivamente.

Das demais regiões, o Sul do estado possui quatro instituições no ranking, sendo que duas são de Cuiabá, e da região Leste há outras duas escolas.

Confira o TOP 10 completo abaixo:

 

 


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo