Educação

10/03/2018 08:11 www.pm.mt.gov.br

Polícia Militar vai formar 72 novos instrutores do Proerd

O curso terá início nesta segunda-feira (12) na Esfap, em Cuiabá, e na Academia Costa Verde, em Várzea Grande

Setenta e dois policiais militares dos Comandos Regionais foram selecionados para o 22º Curso de Formação de Instrutores do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa vai formar instrutores para atender a demanda da PM das prefeituras para implantação do programa nas escolas.

Realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso, o curso será realizado simultaneamente na Escola Superior de Praças, em Cuiabá, e na Academia Costa Verde, em Várzea Grande, a partir das 7h desta segunda-feira (12.03), e se estenderá até o dia 23 deste mês em período integral.

“Depois vão ministrar aulas para alunos do 5º ao 7º, atuando como multiplicadores das informações em cerca de 10 municípios, que já finalizaram convênio e estão aguardando o instrutor”, explicou o coordenador do curso, tenente-coronel Waldemir Soares Sobrinho.

Desde a implantação do Proerd em Mato Grosso, em 2000, mais de 300 mil crianças, adolescentes e pais foram formados. O Proerd é referendado por um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, o Instituto Nacional de Estudos sobre Abuso de Drogas (Nida), como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas.

Proerd

É uma atividade educacional preventiva que juntamente com as escolas e comunidade leva orientação e conscientização, sendo o principal programa de prevenção primária e um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, e principalmente mais segura.

Possui um material de apoio (livro do estudante), para crianças e adolescentes que aborda fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da auto-estima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida.

O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência e aptidões de como orientar, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vinculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo