Educação

Educação 07/10/2017 07:33 Seduc-MT

Escolas da rede estadual irão utilizar plataformas digitais da Microsoft

O Governo do Estado firmou um convênio com a Microsoft para a utilização da Plataforma Office 365 nas escolas estaduais de Mato Grosso. A plataforma irá auxiliar estudantes, professores, alunos com deficiência, capacitações à distância, entre outras possibilidades, tudo sem gerar custos ao Estado.

O termo de cooperação foi assinado, na tarde desta quinta-feira (05.10), pelo governador Pedro Taques, pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, e pelo diretor de Educação da Microsoft, Antônio Moraes.

O secretário Marrafon destacou que a inovação é um dos pilares no Pró-Escolas, maior programa de investimentos da Seduc, e que a parceria surge para continuar quebrando as barreiras e facilitando o ensino.

“Há uma obsessão da Secretaria de Educação de Mato Grosso de entregar conteúdos e condições para que todos os estudantes da rede estadual possam competir com qualquer estudante da rede pública ou privada, do Brasil. E agora, com a Escola Digital, a plataforma Office 365 é uma realidade que já se constrói, é a transformação da educação por meio da tecnologia”, afirmou.

A parceria com a empresa ainda abre um mundo de possibilidades para a troca de conhecimento e colaboração da comunidade escolar, por meio de fóruns de discussão e ferramentas como o Skype com tradução simultânea. “Vimos exemplos de alunos trocando conhecimento com professores e estudantes de outras partes do mundo e tudo isto sendo feito a custo zero para o Estado, sem nenhum custo adicional”.

O software permitirá aos estudantes e educadores o acesso total aos principais produtos office, como Word, Excel, PowerPoint e OneNote além de outros aplicativos combinados.

Conforme o representante da Microsoft, a parceria ainda contempla cursos e capacitações para os educadores. “Não basta disponibilizar a tecnologia, temos que dar o sentido pedagógico a ela. Ferramentas como esta trazem o aluno para mais perto das unidades”, afirmou o diretor de Educação.

Segundo ele, o software ainda conta com uma série de recursos que auxiliam na inclusão de alunos com dislexia ou deficiências físicas. “Temos diversos cases que podem ser utilizados e adaptados para a realidade local, como programas que auxiliam na leitura, entre outros”.

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Igor Serra Pereira, a plataforma será implementada no Estado em três estágios. “A primeira fase para o quadro gestor, nos Cefapros e Assessorias pedagógicas, em um segundo momento com a ajuda da Microsoft realiza a capacitação dos educadores e na terceira fase, quando chega de fato no aluno na sala de aula”.

Conforme o superintendente, o sistema também será integrado com o SigEduca, o atual sistema da Seduc, para facilitar ainda mais o acesso dos profissionais.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo