Educação

Educação 06/10/2017 07:06 Seduc-MT

Seduc divulga resultado da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Educação (Seduc) divulgou ontem (05.10) o resultado da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017. A vencedora da seletiva é a Escola Municipal de Educação Básica Manuel Benedito de Arruda, de Várzea Grande, que recebe o título de Escola Referência 2017. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, de Primavera do Leste, seguida das unidades EMEB Abdala José de Almeida, EE Osvaldo Cândido Pereira, Creche Municipal Thayna Gabrielly Oliveira Moraes, de Várzea Grande, Paranatinga e Juara, respectivamente.

A EMEB Emanuel Benedito de Arruda está localizada no bairro Santa Maria, na periferia várzea-grandense. “Uma região afastada do centro da cidade, com seus múltiplos desafios, especialmente o tráfico, mas que se constitui como um oásis para as crianças que lá frequentam. Tem uma característica peculiar, que é própria dos lugares onde a ‘vida’ realmente acontece, é uma escola de movimentos. Tudo inspira leitura, seja dos livros ou das coisas”, destaca o relatório do PGE 2017, elaborado pela comissão julgadora da Seduc.

Nesta unidade, um projeto de incentivo à leitura é o fator que propiciou um salto de qualidade no ensino da escola e, consequentemente, fez com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) alavancasse de 4,60 em 2013 para 6,30 em 2015.

Outro fator que merece destaque, conforme o relatório, é o acompanhamento da equipe gestora no que tange às ações dos professores frente às dificuldades dos alunos, por meio de diários e projetos específicos e individuais, constituindo assim uma parceria de toda a escola com o olhar no Ensino Aprendizagem.

Já a Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana constitui-se como uma das escolas mais promissoras do Estado, visto que é uma unidade organizada desde a sua estrutura física as suas atividades pedagógicas direcionadas, de modo a propiciar aos seus estudantes crescimento intelectual e humano. “Destaca-se pelos registros e análises onde apontaram por meio de gráficos que houve avanço no ensino-aprendizagem dos alunos, fato este que possivelmente veremos nas avaliações externas deste ano corrente”, aponta o relatório.

O prêmio

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma das iniciativas do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e vem se constituindo em um importante instrumento de mobilização das escolas para focar no olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar. É um reconhecimento de Projetos Inovadores de Gestões Competentes na educação básica do ensino, incentivando o processo de melhoria contínua, pela elaboração de planos de ações, tendo como fundamento a auto avaliação, com a participação, sobretudo, da comunidade escolar.

Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do prêmio e ao inscrever-se a escola e sua comunidade entram num processo que propicia olhar com critérios e dimensões bem definidas os diferentes aspectos que podem favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes. O preenchimento das informações constitui-se numa ação participativa de autoanálise que exige tomada de decisões, independentemente da escola ser ou não premiada; portanto, participar já é uma ação educativa para todos os envolvidos.

A escola vencedora de Mato Grosso concorrerá, agora, ao prêmio em nível nacional.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo