Educação

Educação 25/09/2017 17:08 Ascom

Prefeitura realiza palestras sobre Meio Ambiente nas escolas

Respirar nos últimos dias em Alta Floresta, sob um céu de fumaça não estava sendo fácil. Que esta chuvinha abençoada e clamada de segunda-feira continue e mude os ares. É o que todos esperamos.

Tempo seco, baixa umidade do ar e fumaça oriunda das queimadas que, embora não sejam apenas de Alta Floresta e sim, em maior parte, de toda a região, inclusive de estados vizinhos como o Pará, mas que recaiu em nossa Alta Floresta, vem recebendo da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a unidade local do Corpo de Bombeiros recebendo especial atenção.

Segundo o fiscal ambiental Antônio Vianna, somente neste mês de setembro foram 17 denuncias de incêndios, fora os outros que acontecem em toda a região.

Outra preocupação da Secretaria é em relação às queimadas urbanas, àquelas do lixo do quintal que também acabam sendo prejudiciais à saúde. Neste sentido a Prefeitura Municipal, por meio da Direção de Meio Ambiente, vem realizando nas escolas do município um importante trabalho em relação a esse tipo de prática criminosa.

Vianna está à frente de um importante trabalho realizado com crianças da educação infantil, para que elas, adultos de amanhã, aprendam a importância da preservação do meio ambiente e dissemine esse aprendizado às suas famílias.

Em suas “palestras” a esse público infantil, Antônio aborda o tema através do "contar histórias" e se surpreende com as perguntas e que as crianças querem ser como aquele beija flor que de gotinha em gotinha tenta apagar o fogo da floresta. Cada um aceita em fazer a sua parte, ensinando aos adultos a importância da saúde do meio ambiente e os males que as queimadas fazem a ele.

Vianna registra relatos de crianças, que já foram ou que sabe de quem foi parar no hospital por causa da fumaça.

Antônio diz que obedece a um cronograma da secretaria, mas se coloca à disposição das escolas, “é só solicitar que a gente vai até a escola”, diz e acrescenta: “Precisamos acabar com a cultura do tacar fogo, do queimar o lixo do quintal”.

Na última quinta-feira (21), Antônio fez a sua palestra para ‘100 pequenos e pequenas na escola Jardim das Flores, 50 pela manhã e 50 na parte da tarde, lembrando que também nessa escola, no dia 05 de setembro, também proferiu uma palestra de conscientização de como economizar água, o uso moderado da água, outra ação da Secretaria.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo