Educação

Educação 06/06/2017 09:53 Ascom/Prefeitura

Pedagogia diferenciada: Escola de Educação Infantil de Alta Floresta e o projeto Chocolate

Localizada no bairro Cidade Bela em Alta Floresta no Mato Grosso, a escola de Educação infantil Trenzinho Mágico, acaba de vivenciar com seus alunos de 3, 4 e 5 anos, uma pedagogia diferenciada: a “Mão na massa”, nas palavras da diretora Andrea Viana de Souza Machado.

Os pimpolhos, acreditem, aprenderam a fazer o chocolate amargo, o adoçado e ao leite, confeccionados em barras e até no formato físico de ovos, desses comercializados e consumidos na páscoa.

“Tudo começou – explica a coordenadora Selma Regina Soares de Souza – porque eles queriam saber do que era feito o chocolate do ovo de páscoa, como se faz o chocolate? Com essa pergunta fomos atrás e resultou no processo que a gente tem hoje” E esse “fomos atrás” quem nos conta e o Paulinho, o Paulo Henrique dos Santos Maciel, de cinco anos, o escolhido pelos amiguinhos e amiguinhas para falar.

Com a anuência da turma, Paulinho encarou gravador e filmadora e até deu entrevista. “Primeiro a gente foi na chácara, viu a flor e colheu o cacau, depois a gente, colocou pra fermentar, escorreu a água, secou, torrou, descascou, triturou e virou chocolate”, falou com cara de sabe tudo, esse garoto.

“Quando falamos para eles que iríamos fazer o chocolate na escola, muitos se preocuparam: “a gente não consegue, é muito difícil” – continua Selma – mas de etapa em etapa tudo ficou fácil”. “Visita, colheita e, além dos produtos aqui expostos, também fizemos o suco da poupa”, acrescentou a coordenadora.

E eles, meninos e meninas, não apenas aprenderam a fazer chocolate. Foi um aprendizado completo. A curiosidade que aflorou por conta da Páscoa resultou em muito mais. Pra que mais serve o cacau, além do chocolate? Suco, mel e ate a serventia da casca.

Com acompanhamento da direção, coordenação e professores eles acompanharam todo o processo, sentiram o cheiro, escorreram a água e depois a secagem, onde, com a ajuda de uma peneira, a responsabilidade passou a ser toda das crianças, até terminar o processo, se tem sol, se não tem sol, todo mundo acompanhando. O secar, o torrar, o descascar e o triturar das amêndoas, resultando no chocolate.

“Para a escola isso é muito importante, por estar oportunizando para as crianças esse aprendizado na prática que surgiu de uma curiosidade na época da páscoa, de um simples ‘de onde vem o chocolate’?. Daí a ‘mão na massa’ que é um dos princípios da escola, e está aí o resultado”, comemora a diretora Andrea.

E o chocolate puro é gostoso Paulo? – perguntamos. E ele – com uma careta espontânea – É nada, é muito ruim, é amargo. Depois deu a receita de “um pacote de açúcar, dois litros de leite e um quilo de chocolate puro”. Paulinho foi aplaudido pelos amiguinhos que gritaram em uníssono: “Parabéns Paulo!”

Experimentamos. Um final feliz, um chocolate gostoso e uma educação nota 10!


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo