Educação

Educação 06/06/2017 09:48 Ascom/Prefeitura

Alunos participam de visita em propriedade rural no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos da Escola Municipal Jardim das Flores participaram na manhã desta segunda-feira, de uma visita à Piscicultura Esteio. A atividade fez parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Desenvolvimento, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente.

Um dos responsáveis pela Piscicultura Esteio, Eleandro Luedke, guiou a turma de alunos e professores entre os tanques de criação de peixes e por uma trilha em meio a área de preservação da propriedade. No trajeto, o piscicultor informou sobre os cuidados para o desenvolvimento da atividade e a necessidade de cuidados com o meio ambiente para a atividade. “Na piscicultura o principal recurso é a água, e a água depende muito do meio ambiente, a preservação das matas ciliares, das áreas de APP, próximo a nascentes. Todo esse cuidado com o meio ambiente vai resultar numa boa qualidade de água e com isso temos recursos hídricos para poder desenvolver a piscicultura”, explicou Luedke, que ainda fez uma breve explicação sobre o laboratório onde acontece o processo de desova das matrizes de peixe.

Durante os passeios, os alunos fotografaram e acompanharam atentamente as explicações o piscicultor e também de Andreia Rhoden, da Secretaria de Desenvolvimento, e da analista ambiental do Ibama, Jocelita Giordani, que participou da visita. “Eles (crianças) estão numa idade onde tem muita curiosidade e absorvem muito. Eu mesmo escutei uma das crianças dizendo: ‘nossa, quanto tempo não vejo uma árvore assim!’ A vida urbana não oferece muito isso. Então, nada melhor que no Dia Mundial do Meio Ambiente trazer eles pra esse contato com a natureza”, observou a analista do Ibama.

Ao final das visitas, os alunos mostraram-se animados com o que viram em meio a propriedade rural e o contato com animais e arvores com formatos curiosos, como a paineira e a palmeira andante. Os pequenos, que fazem parte de duas turmas do quarto ano, também alimentaram os peixes e aprenderam um pouco sobre piscicultura. “É importante que eles (alunos) recebam informações e conhecimentos de forma prática e eu creio que tudo isso que aprenderam nessa visita levarão para suas casas, compartilhando com seus pais, com o restante da família sobre o que é certo e o que é errado no trato com o meio ambiente, porque as pessoas muitas vezes por não conhecer o que é correto”, opinou a Secretaria de Desenvolvimento, Elsa Lopes, considerando que a educação é a principal aliada no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. “Tudo isso influencia na nossa qualidade de vida e hoje a natureza está degradada e se não corrigirmos, o que será do futuro?”, indaga.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo