Educação

Educação 11/05/2017 07:35 Ascom/Prefeitura

Município inicia discussão de diretrizes curriculares da Educação

Teve início na terça-feira (09) no Centro de Tradições Gaúchas – CTG – a série de encontros que envolve profissionais da Educação Municipal de Alta Floresta para debater a Diretriz Curricular Municipal (DCM) para o ensino fundamental. Cerca de 600 profissionais participaram do primeiro de sete encontros. A condução dos trabalhos ficou a cargo da professora Mirta Grisel Garcia de Kehler, superintendente de Educação Básica do Estado, que discorreu sobre a diretriz curricular e as vertentes de currículo dentro do ciclo de formação humana.

O evento, que foi programado para ser realizado em dois dias, teve sua carga de trabalho reduzida em razão do programa Consciência Cidadã marca para esta quarta-feira, liberando os profissionais para participar da programação do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a superintendente da Seduc-MT, diretriz curricular é uma situação que está amparada pelo Plano Municipal de Educação (PME) e envolve currículo, avaliação, metodologia, estratégias, concepções filosóficas, sociológicas, pedagógicas, psicológicas, dentro da organização do ensino da rede municipal.

Mirta destacou o envolvimento dos profissionais da educação, ressaltando que a construção curricular é feita de forma coletiva e que sem a presença dos professores, o conteúdo perde importância. “A presença é fundamental. Se eles não participam não vão conseguir depois, em sala de aula, cumprir o conteúdo do currículo”, pontua. “O currículo que ‘adquire’ vida é o que é desenvolvido em sala de aula”.

A discussão sobre a DCM é fruto de uma parceria com a Seduc – Secretaria de Estado de Educação – que disponibiliza servidores para auxiliar no trabalho de formação e atuação dos professores em sala de aula. A secretária Maria Iunar de Freitas Portão lembrou que a DCM faz parte do Plano Municipal de Educação, lei criada e aprovada. A capacitação dos profissionais permite alcançar as metas estabelecidas no PME. “É um momento de envolvimento total, não só da Secretaria de Educação, mas da comunidade escolar como um todo, pais, alunos, professores, conselhos, todos com compromisso e responsabilidade para cumprir todas as etapas para ajustar a matriz curricular”, destacou a secretária.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo