Educação

Educação 08/05/2017 09:50 Ascom/Prefeitura

Alta Floresta realizará um grande encontro para tratar da DCM do ensino fundamental

A rede municipal de Educação de Alta Floresta realizará um grande encontro no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) nos dias 9 e 10 de maio. Trata-se do DCM – Diretriz Curricular Municipal para o ensino fundamental que de quatro em quatro anos passa por uma reestruturação.

O evento acontecerá das 18 às 22 horas e, segundo Rudimaria Santos da Secretaria Municipal de Educação, espera-se mais de oitocentos profissionais entre interinos e efetivos, num total de exatos 818 convidados, ou melhor, todos convocados a essa participação, uma vez que esse encontro está dentro do projeto “Sala do Educador” de cada escola. “Diretriz curricular é uma situação que está amparada pelo Plano Municipal de Educação (PME) e envolve currículo, avaliação, metodologia, estratégias, concepções filosóficas, sociológicas, pedagógicas, psicológicas, enfim, toda a organização do ensino da rede municipal. Um todo que nos dá o norte para fazermos a nossa prática pedagógica em sala de aula”, pontua Rudimaria.

Rudimaria lembra que desde o ano passado existe uma parceria com a SEDUC – Secretaria de Estado de Educação – disponibilizando funcionários para auxiliar no trabalho de formação e atuação dos professores em sala de aula e que essa parceria foi reforçada esse ano através da secretária de educação do município Maria Iunar Portão com o secretário de educação do Estado Marco Marrafon.

   Essa parceria de cooperação técnica entre estado e município vem dando resultados. Em abril, a professora Lucinete Assunção, do Programa de Apoio e Suporte a Inclusão foi uma das enviadas do Estado para o evento de Capacitação para a Educação Inclusiva, realizado de 5 a 7 de abril para 100 professores da região, no auditório do SISPUMAF.

 No evento da DCM, nesta terça e quarta-feira, virá a professora Mirta Grisel Garcia de Kehler, superintendente de Educação Básica do Estado, “que estará conosco trabalhando a diretriz curricular onde vamos estudar as vertentes de currículo dentro do ciclo de formação humana, conteúdo que deveremos trabalhar dentro das escolas e temática que será fechada num próximo encontro no dia 26 de junho também com a professora Mirta”, diz a professora Rurimaria.

Rudi ressalta que a DCM é para o ensino fundamental, para a Educação Infantil, crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses, temos a DCMI e que possivelmente, ainda esse mês, será realizado um encontro específico para a Educação Infantil. “Vamos trazer para esse evento a professora Brígida, da equipe da doutora Mirta, para nos auxiliar a montar esse currículo vivo e que tem outro olhar, um olhar diferente do fundamental”, observa.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo