Agronegócio

09/05/2018 08:02 Raquel Olsen/Assessoria Prefeitura Municipal

Prefeitura entrega alevinos a produtores rurais em Alta Floresta

A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (08) na estação de piscicultura, onde mais de 17 produtores foram beneficiados com alevinos de Tambaqui.

A Secretária de Desenvolvimento, Célia de Castro, e a Prefeita Marineia Munhoz acompanharam a entrega que beneficia a população. “É uma rica fonte de alimento que ainda pode trazer renda para os produtores da agricultura familiar”, pontua a prefeita, que, na oportunidade, também visitou o antigo laboratório e garantiu que vai procurar firmar parceria com outra instituição para retornar com os trabalhos e pesquisas.

Conforme o produtor Moisés Ramos, que há 4 anos participa da entrega dos alevinos, 80% de sua renda provém do trabalho com o peixe, do qual é levado para abate e comercializado no mercado local.

Alguns ainda recebem os alevinos para consumo próprio. O produtor Salvador Zanzarini, da Comunidade Água Limpa no Setor Sul, levou aproximadamente 300 alevinos para consumo da família. “Quem cria para comercializar tem uma estrutura melhor, mas nós que consumimos só jogamos os peixes na represa e aproveitamos, que é um alimento saudável”, afirma.

Atualmente, os seis tanques que compreendem a estação de piscicultura do município fornecem apenas alevinos Tambaqui, que, conforme o técnico em agropecuária Valdir Franchini, não apresentam risco genético como na produção de peixes híbridos caso haja vazamento para os rios.

De acordo com o biólogo Marcelo Nogueira, no município há aproximadamente trezentas propriedades com tanques licenciados, dos quais, na análise do biólogo, os produtores devem se unir para valorizar ainda mais o trabalho.

Os produtores interessados em receber alevinos devem fazer a solicitação junto à Secretaria de Agricultura, localizada no prédio da Ceplac.

 


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo