Agronegócio

28/03/2018 06:09 Eliza Gund/FlorestaNet

Seaf entregou veículo para atender a agricultura familiar em Alta Floresta

Na manhã desta terça-feira (27) a Secretaria de Agricultura de Alta Floresta recebeu da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), uma Van para atender o programa Pró-Café. O veículo estava com problemas mecânicos, parado há alguns anos e agora reformado e entregue para atender os produtores da agricultura familiar. A cerimônia de entrega aconteceu na sede da secretaria de Agricultura do município, nos estúdios da Radio Bambina FM, no Programa Atualidades, o secretário Suelme Fernandes falou da crescente na agricultura familiar na região.

Com a agricultura familiar se destacando como o principal foco da economia, Fernandes falou da importância de incentivos por parte do governo estadual, como os programas Pró-Café e Pró-Leite. “Esse programa é um programa que tem revolucionado e revitalizado a cafeicultura na região noroeste, Alta Floresta tem uma relação histórica com o café, ela foi colonizada pelo café e pelo cacau”. Sobre a entrega da Van, Fernandes apontou que “Esta Van estava danificada, com 20 mil quilômetros houve um acidente e ela acabou perdendo o motor e ficou parada lá. O objetivo de recuperar essa Van é possibilite aos pequenos produtores, as cooperativas, uma melhor integração na busca de tecnologias na Embrapa, em Rondônia, em outros municípios, na capital, capacitações, dia de campo, reuniões, e aqui em Alta Floresta eu tenho certeza que será plenamente bem utilizada pela secretaria para poder fortalecer as suas ações junto aos pequenos produtores, que são muito importantes para o município de Alta Floresta”.

Na próxima quinta-feira, 29 de março, a secretaria de estado de agricultura estará realizando, em Cuiabá, a entrega de 100 tratores, um destes para atender a demanda de Alta Floresta. “Foi uma alegria entregar hoje, e depois de amanhã vamos entregar um trator para a prefeitura, que é um pedido do secretário Altamir, junto com o prefeito municipal para que o estado pudesse atender com o apoio de um trator, vem com grade arador e outros implementos pra facilitar e melhorar a tecnologia do pequeno produtor”, destacou Fernandes.

Ainda durante a entrevista, Suelme Fernandes, secretário da Seaf, falou da cultura do café e do cacau, “são duas culturas importantes, combinação perfeita que vai trazer a oportunidade de desenvolvimento econômico. Isso é nivelado pelo mercado internacional, hoje tem grandes holders e traders envolvidas no café, uma delas é a Cargil e a outra que se chama Barry Callebaut, grande compradora de praticamente 100% do cacau do mundo, o chocolate controlado pelos suíços, e eles querem migrar a produção do cacau, que hoje é na África”.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo