Agronegócio

16/02/2018 07:01 agronoticiasmt.com

Dia de campo em Paranaíta mostrará pecuária leiteira na ILPF

Estão abertas as inscrições para o Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia, que será realizado no dia 1º de março, na Estância Vanda, em Paranaíta (MT). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Embrapa Agrossilvipastoril ou presencialmente na sede do Sindicato Rural de Paranaíta ou ainda na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta.

Promovido pela Embrapa e parceiros, o dia de campo mostrará a produção de leite em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na propriedade de Nivaldo Michetti.

A Estância Vanda tem uma área total de 100 hectares, dos quais 35 hectares são de preservação. Começou a ser trabalhada há oito anos, quando a família Michetti se mudou do Paraná para o norte de Mato Grosso. A área até então sem benfeitorias e com solo degradado foi sendo trabalhada seguindo os melhores preceitos técnicos e hoje se tornou referência na produção leiteira na região. Atualmente conta com 30 hectares destinados à pecuária leiteira e 35 hectares à produção de gado de corte.

Com pastejo rotacionado, conforto animal na sombra das árvores, rotação de culturas e uso de genética europeia (jersolando), chega a produzir cerca de 900 litros de leite por dia, com média de 16 a 18 litros por animal dependendo da época do ano.

O credenciamento do participantes será feito a partir das 8h30 e a programação terá início às 9h. Após a abertura, haverá uma apresentação do projeto Rural Sustentável, que prevê incentivos para propriedades que adotam tecnologias de baixa emissão de carbono, como a ILPF, por exemplo. Na sequência, o anfitrião Nivaldo Michetti fará um breve histórico e abordará a evolução das atividades na Estância Vanda.

Feita a contextualização da propriedade, os participantes serão divididos em dois grupos e percorrerão duas estações de campo. Em uma delas o analista do Imea Miqueias Michetti abordará os sistemas de ILPF como estratégia para produção de leite no bioma Amazônia. Já na outra, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Luciano Lopes falará sobre o manejo e o bem-estar animal na pecuária leiteira.

O dia de campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia é realizado pela Estância Vanda e Embrapa, em parceria com o Sindicato Rural e a prefeitura de Paranaíta, CDL de Alta Floresta, Empaer e Senar-MT. Conta com apoio do Projeto Rural Sustentável, Rede ILPF, Unipasto e Flora Sinop.

As informações são da assessoria da Embrapa Agrossilvipastoril.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo