Quase mil colheitadeiras de grãos foram comercializadas em 2017 em MT
Em 2017, foram vendidas em Mato Grosso 936 colheitadeiras de grãos, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Dezembro foi o mês mais movimentado do ano. Nesse mês, foram comercializadas 158 colheitadeiras.
O aumento da safra de grãos e taxas baixas de juros em linhas de investimentos aumentaram as vendas, como afirma o gerente de revenda, João Carlos dos Santos. "Em 2017, houve essa necessidade dos produtores comprarem mais máquinas e as vendas aumentaram", avaliou.
No entanto, segundo a Anfavea, a venda de colheitadeiras reduziu 10%, em relação ao mesmo período de 2016. Mas algumas revendedores registraram aumento. O gerente de revendas, Carlos Ruschel, explicou que a venda de colheitadeiras aumentou em 17% para safra de 2018, onde ele trabalha.
Ele afirmou que neste ano a expectativa no aumento das vendas é maior, devido ao curto período para realizar a colheita dos grãos. "Temos uma boa expectativa para este ano. O tempo de colheita vai ser menor e serão necessários mais maquinários", contou.
O produtor rural Manoel Júnior Malaquias, que comprou uma colheitadeira com o custo médio de R$ 1 milhão, afirmou que é importante adquirir um bom maquinário para não danificar os grãos. "Nesse período de chuvas é importante ter um bom maquinário e, se ela der defeito, pode estragar os grãos", disse.