Agronegócio

Agronegócio 19/10/2017 09:05 Ascom

Meliponas são entregues a produtores e três escolas rurais

Coordenado pelo assessor de projetos ambientais José Alesandro Rodrigues, da direção de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o projeto Abelhas da Amazônia, realizou mais uma edição de entrega de meliponas (abelhas sem ferrão).

Criado há mais de quatro anos pelo Projeto Olhos D’Água da Amazônia, com o propósito de implementar a cadeia produtiva do mel no município, já foram entregues, nesse período, em torno de 400 caixas dessas abelhas a produtores da agricultura familiar.

Nessa sua sexta edição o projeto recebeu a adesão (parceria) da Secretaria de Educação que se incumbiu de disseminar nas escolas a criação de abelhas melíponas.

Com a presença da secretária de Desenvolvimento Elsa Lopes da secretária de Educação Iunar Portão, a entrega foi realizada no meliponário, onde 78 caixas de abelhas meliponas da espécie “Boca de Renda” foram entregues.

As escolas rurais Aluísio Azevedo, Castelo Branco e Paulo César Leining receberam três caixas cada uma e, assim como os produtores, os diretores dessas escolas também participaram de quatro horas da capacitação teórica e prática de manuseio dessas abelhas, ministrado pelo apicultor Edson Frassetto da qual também participaram duas escolas urbanas que deverão entrar no projeto numa próxima etapa.

“As escolas vão ter autonomia pra começar o embrião do projeto de abelhas meliponas na rede municipal”, diz José Alesandro, anunciando que essas escolas municipais vão ser mãe na reprodução e distribuição das abelhas para toda a rede de ensino, urbana e rural. “A proposta é que as abelhas sejam mais um projeto nas escolas para trabalhar a questão de aprendizagem, de valorização da biodiversidade da Amazônia como um todo”, acrescenta Alesandro lembrando que esse mundo dos insetos é um mundo encantador. Os alunos vão aprender de forma prazerosa e além de aprender a manusear essas abelhas vão ter uma renda, vão poder saborear um produto nutritivo.

No projeto Abelhas da Amazônia a direção de Meio Ambiente recebe as inscrições dos produtores rurais, e conforme a capacidade de produção do meliponário as caixas são distribuídas. A próxima entrega segundo José Alesandro deve acontecer em fevereiro ou março de 2018, com até seis caixas por produtor que em quatro meses poderá multiplicar esse número. E “essas 78 caixas, daqui quatro meses poderão se tornar 140”. Diz José Alesandro citando caso de gente que pegou seis caixas e hoje está com 22.


O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo