Agronegócio

Agronegócio 13/06/2017 09:10 Ascom/Prefeitura

Intermat assume compromisso de regularizar assentamentos de Alta Floresta ainda em 2017

Moradores de três assentamentos agrários existentes em Alta Floresta saíram otimistas de uma reunião ocorrida na manhã de sábado no gabinete itinerante do Governo Estadual instalado no município em decorrência do programa Caravana da Transformação. Eles acompanharam reunião entre diretores do Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat – e lideranças de Alta Floresta, representados pelo prefeito Asiel Bezerra, e ouviram as garantias de que o instituto vai regularizar as áreas de assentamento agrários Jacaminho e Vila Rural Julio Domingues e Nossa Senhora Aparecida.

O diretor do Intermat, Jeová Feliciano, reconheceu que os moradores desses assentamentos estão há décadas residindo nos imóveis, mas nunca conseguiram a titulação que assegurasse, de fato e de direito, a propriedade. Jeová destacou a parceria com a Prefeitura que vai realizar todo o levantamento necessário para a expedição das autorizações para escrituração. “Nós queremos fazer de uma vez só a regularização e a titulação desses assentamentos. Recebendo essas peças técnicas no máximo no mês de novembro ou dezembro queremos voltar aqui pra entregar pra todos, sem exceção”, anunciou.

Para o presidente do Intermat, Candido Telles, assegurar o direito a propriedade aos produtores rurais é garantir cidadania. Com a documentação da área, o proprietário pode utilizar linhas de financiamento que assegurem o fortalecimento da agricultura familiar. “Depois do compromisso com as lideranças locais, nós saímos daqui com a esperança de que poderemos realizar esse sonho de entrega dos títulos”, reforçou Candido, assinalando que os levantamentos que serão iniciados pela Prefeitura forem concluídos em agosto, até dezembro os produtores receberão a documentação definitiva. “É um compromisso público assumido perante a sociedade local”, ressaltou.

O secretário de Agricultura de Alta Floresta, Altamir Pereira, que participou da reunião e acompanha, juntamente com o vereador Marcos Menin, a luta de moradores da Vila Rural para terem a regularização de suas propriedades, assegurou que o município fará o possível para que a sonhada titulação aconteça ainda este ano. Altamir recebeu orientação do prefeito Asiel Bezerra para iniciar os levantamentos necessários o mais rápido possível. “Nesta segunda-feira (12) vamos dar início ao processo de certificação do perímetro da Jacaminho e em seguida vamos dar inicio ao processo nas Vilas Rural I e II”, destacou o secretário de Agricultura.


Quem Somos

O site Florestanet, foi o primeiro site de notícias de Alta Floresta, teve a sua operação iniciada em 1999, sendo um dos pioneiros no jornalismo on-line.
 
Durante um curto espaço de tempo houve a interrupção dos seus serviços, mas agora, o portal volta com força total para trazer a informação precisa aos internautas de Alta Floresta (MT) e de todo o mundo.

Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo